Oriente Médio contemporâneo
Ementa:
Essa disciplina parte do pressuposto de que o Oriente Médio deve ser visto como um subsistema periférico na ordem global que, devido a um série de fatores, tornou-se, ao logo dos séculos XX e XXI, campo de disputa de influencia e obtenção de recursos envolvendo grandes potências, potências regionais e atores não estatais ( terrorismo e corporações transnacionais). Para compreender esse complexo cenário geopolítico, adotaremos como ponto de partida histórico o desaparecimento do Império Otomano, e sua substituição pelas potências coloniais ocidentais. A partir dai enumeramos cinco grandes temas principais: a Guerra Fria e o jogo das grandes potências na região; o conflito na Palestina; as Guerras do Golfo ( 1991) e do Iraque( 2003); o contencioso com o Irã e as consequências das Revoltas Árabe (Tunísia, Egito, Líbia e Síria).
Objetivos:
O objetivo deste curso é compreender como as inter-relações entre a política internacional e a economia fazem com que a política regional se transforme rapidamente em conflitos internacionais. Seu objetivo empírico é dar ao aluno a oportunidade de desenvolver uma compreensão mais profunda dos fatores exógenos e endógenos na evolução do Oriente Médio e analisar criticamente questões como: colonialismo, nacionalismo, a política do petróleo, o islamismo, o terrorismo, a economia política, as guerras e os direitos humanos.
Bibliografia:
James L. Gelvin, The Modern Middle East, New York, Oxford 2005.
Halliday, F, The Middle East in International Relations. Power, Politics and Ideology. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
Barnett, Michael and S.Telhami, 2002. Identity and Foreign Policy in the Middle East. Ithaca; Cornell University Press.
Halliday, F . Nation and Religion in the Middle East, London: Saqi Books, 2000.
Shlaim, Avi. A Muralha de Ferro - Israel e o Mundo Árabe. Editora, Fissus, 2004.
Owen, Roger, 2000. State, Power and Politics in the Making of the Modern Middle East. Routledge.