PROJETOS DE PESQUISA
PROJETOS EM ANDAMENTO
Defesa, Tecnologia e Estudos de Futuro (coordenador: Prof. Héctor Luis Saint-Pierre) — Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional — PRÓ-DEFESA, realizado por meio de parceria entre o Ministério da Defesa e a CAPES. Analisa os obstáculos à autonomia tecnológica no Brasil nos três setores considerados estratégicos para a defesa nacional (nuclear, cibernético e espacial), no contexto das disputas hegemônicas internacionais, considerando cenários futuros para orientar alternativas de ação no presente.
O PPGRI participa do Programa Redes de Internacionalização Institucional (CAPES-Global), que fomenta redes de cooperação entre instituições nacionais em diferentes estágios de internacionalização, com vistas a promover o desenvolvimento das pesquisas estratégicas e das atividades de pós-graduação dos participantes por meio de cooperações internacionais. O PPGRI mantém parcerias com instituições de diversas regiões do Brasil, em variados estágios de internacionalização, elaborando, implementando e consolidando planos de internacionalização para o Programa, promovendo experiências internacionais para estudantes de pós-graduação, pesquisadores, docentes e técnicos, além de trazer pesquisadores estrangeiros para atividades no Brasil.
OPORTUNIDADES DE PESQUISA
Interessados podem atuar como pesquisadores visitantes ou colaboradores, mediante aprovação dos Conselhos do Programa e do IPPRI/Unesp. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: relinter@unesp.br
O Programa é vinculado ao IPPRI da Unesp, que trabalha para preservar, desenvolver e disseminar conhecimento científico interdisciplinar nas áreas que compõem sua estrutura e escopo institucional: políticas públicas e Relações Internacionais. Conta com cursos de pós-graduação stricto e lato sensu, centros de pesquisa e a Cátedra UNESCO em Desenvolvimento Territorial e Educação do Campo, contribuindo para seu desenvolvimento e para o melhor aproveitamento das oportunidades decorrentes de suas atividades. Por meio das pesquisas que realiza e dos cursos, conferências e seminários que organiza, o IPPRI busca promover a formação e o aprimoramento de recursos humanos, bem como o intercâmbio e a cooperação entre pesquisadores em Políticas Públicas, Relações Internacionais e áreas afins. O Instituto também busca estabelecer parcerias e intercâmbios com outras instituições públicas ou privadas, nacionais e internacionais, dentro de seu campo de atuação.
INCENTIVOS À COOPERAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
O Programa incentiva professores e estudantes a participarem de redes internacionais de pesquisa e a submeterem propostas em editais para missões no exterior e para financiamento da vinda de pesquisadores estrangeiros ao Brasil.
A tradição de cooperação internacional inclui a Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad Nacional de Colombia, Universiteit Leuven (Bélgica), Universidad de la República (Uruguai), Universidad Complutense de Madrid e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal), Georgetown University (Estados Unidos), University of Calgary (Canadá), University of Queensland (Austrália), University of Warwick (Reino Unido) e o Institute for Latin American Studies da Chinese Academy of Social Sciences (China), entre outros.
.png)
