HISTÓRICO DO PROGRAMA

O Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas resulta do projeto especial de indução –Edital San Tiago Dantas da CAPES.

A associação, construída pela interação das três universidades, mantém importantes bibliotecas, centros de documentação, estruturas informatizadas e para promoção de eventos. O Programa tem representado, desde 2003, a utilização de tais recursos de maneira integrada, evidenciando uma nova capacidade de ensino e pesquisa.

Nessa trajetória, de vários lustros, o Programa formou mestres, auxiliou no fortalecimento da área de relações internacionais e inovou na gestão de cursos de pós-graduação. A consolidação do mestrado acadêmico, assim como do curso de especialização (Pós-graduação lato-sensu) em Negociações Econômicas Internacionais, com grande êxito, possibilitaram a ampliação para o doutorado em 2010, ampliando o desafio representado pela adoção de uma linguagem transdisciplinar e crítica na construção da identidade da área de relações internacionais.