top of page
shutterstock_1401169016.jpg

INSTITUCIONAL

O Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas resulta do projeto especial de indução – Edital San Tiago Dantas da CAPES.

A associação, construída pela interação das três universidades, mantém importantes bibliotecas, centros de documentação, estruturas informatizadas e para promoção de eventos. O Programa tem representado, desde 2003, a utilização de tais recursos de maneira integrada, evidenciando uma nova capacidade de ensino e pesquisa.

Nessa trajetória, de vários lustros, o Programa formou mestres, auxiliou no fortalecimento da área de relações internacionais e inovou na gestão de cursos de pós-graduação. A consolidação do mestrado acadêmico, assim como do curso de especialização (Pós-graduação lato-sensu) em Negociações Econômicas Internacionais, com grande êxito, possibilitaram a ampliação para o doutorado em 2010, ampliando o desafio representado pela adoção de uma linguagem transdisciplinar e crítica na construção da identidade da área de relações internacionais.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Desde seu nascimento, o objetivo principal do Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, tem sido oferecer aos seus alunos uma formação de excelência por meio do aprimoramento dos recursos teórico-metodológicos e estimular a originalidade no tratamento investigativo, visando a atender à demanda por pesquisadores em Relações Internacionais e formando acadêmicos capazes de responder às exigências de análise e estudos das relações internacionais e seus impactos sobre nosso país, a partir de uma visão crítica e interdisciplinar.

Estimulando um diálogo permanente entre disciplinas específicas, complementares e de áreas afins agregadas ao eixo das Relações Internacionais, o Programa proporciona aos alunos uma perspectiva que ultrapassa os limites da excessiva especialização. Desta forma, ao mesmo tempo em que o educando adquire uma formação que contempla as necessidades específicas da área de Relações Internacionais, também é capaz de lançar sobre a realidade um olhar mais abrangente, aberto à complexidade da vida social, adotando-se como foco investigativo temas desafiadores que compreendam as transformações da sociedade internacional e seus múltiplos impactos nas instâncias da vida política, econômica e social no mundo, particularmente naquilo que diz respeito ao Brasil.

Esta dinamicidade analítica confere ao Programa uma característica ímpar no país e faz com que seja um dos que mais privilegiam o caráter transdisciplinar da área de Relações Internacionais.

bottom of page