top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é pós-graduação?

A pós-graduação se divide em dois grandes grupos. E o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP tem seu foco hoje no mestrado acadêmico, inserido na modalidade Stricto Sensu.

 

 
Qual a diferença entre o Mestrado/Doutorado e a Especialização?

O programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) possui dois tipos de pós-graduação: O Mestrado/Doutorado (Stricto Sensu) e a Especialização (Lato Sensu).

Stricto Sensu: são direcionados para a continuidade da formação científica e acadêmica, como Mestrado/Doutorado e doutorado, de alunos com nível superior. O curso de Mestrado/Doutorado tem a duração de dois anos, no qual o aluno desenvolve a dissertação e cursa as disciplinas coerentes a sua pesquisa. Este Programa não possui cursos de doutoramento.

Lato Sensu: são voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado, e com caráter de educação continuada. Têm carga horária mínima de 360 horas, não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e àquele destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Atualmente, este Programa possui um curso de Especialização em Negociações Econômicas Internacionais. Saiba mais aqui

Os cursos de pós-graduação lato sensu geralmente têm um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas, seminários e conferência, ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas concernentes ao curso. Tais cursos têm finalidades muito variadas, que podem incluir desde o aprofundamento da formação da graduação em determinada área - como as especializações dos profissionais da área de saúde - ou temas mais gerais que proporcionam um diferencial na formação acadêmica e profissional.

 
Quero me inscrever no processo seletivo do Mestrado/Doutorado. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, é preciso esperar a publicação do próximo edital. O processo seletivo para o Mestrado/Doutorado é anual e acontece no segundo semestre. As inscrições geralmente são abertas entre Agosto e Outubro, e as provas de admissão geralmente acontecem em Novembro e Dezembro.

O critério de seleção para o ingresso em um curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado) possui quatro etapas:

1-) Projeto de Pesquisa
2-) Prova de Inglês (escrita)
3-) Prova de conhecimento da área (escrita)
4-) Entrevista

 
Quero me inscrever na Especialização. O que devo fazer?

Atualmente o curso de especialização não está sendo oferecido. O critério de seleção para o ingresso em um curso de pós-graduação lato sensu é definido de forma independente em cada instituição, sendo geralmente composta de uma avaliação e de uma entrevista, no qual a única exigência formal a ser cumprida pelo interessado se refere à posse de um diploma de nível superior.

Geralmente a Especialização não exige que o ingressante apresente previamente um projeto de estudos e embora haja a obrigatoriedade da apresentação de uma monografia ao final do curso, os procedimentos diferem da "defesa de tese" diante de uma banca, típica dos Mestrado/Doutorados e doutorados.

 
O Mestrado/Doutorado é pago?

Não. O Mestrado/Doutorado é totalmente gratuito.

 

A especialização é paga?

​Atualmente o curso de especialização não está sendo oferecido. Sim. Existe uma taxa de matrícula e uma mensalidade.

 
 
Qual o horário das aulas do Mestrado/Doutorado?

As aulas do Mestrado/Doutorado não possuem horário pré-definido e podem variar. Cada professor responsável por uma disciplina definirá seu horário. As aulas podem ser matutinas (9h-13h), diurnas (14h-18h) ou noturnas (19h-23h).

 

 
Qual o horário das aulas da Especialização?
 
Atualmente o curso de especialização não está sendo oferecido. As aulas da especialização são noturnas (19h-23h).

 

 
Todos os mestrandos tem bolsa de estudo?

O programa possui uma cota de bolsas pela Capes, mas a distribuição é feita somente após o ingresso do candidato pelo processo de seleção. A aprovação no Mestrado/Doutorado não garante a concessão automática de bolsa de estudo.

 

 
Preciso ter que tipo de graduação para participar do processo seletivo do Mestrado/Doutorado?

Qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou órgão semelhante (em caso de estrangeiros)

 

 
Preciso ter que tipo de graduação para me matricular na Especialização?
 

Atualmente o curso de especialização não está sendo oferecido. Qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou órgão semelhante (em caso de estrangeiros).

 
Quando será o próximo processo seletivo para o Mestrado/Doutorado?

As datas são definidas por edital, publicado antes do início de cada processo seletivo, e amplamente divulgadas na página principal do site do Programa. Após o vencimento das inscrições, o interessado deverá esperar a publicação do próximo edital. O processo seletivo para o Mestrado/Doutorado é anual e acontece no segundo semestre. As inscrições geralmente são abertas entre Agosto e Outubro, e as provas de admissão geralmente acontecem em Novembro e Dezembro.

 

 
Quando abrirá novas inscrições para a Especialização?

Atualmente o curso de especialização não está sendo oferecido. Novas inscrições para a Especialização não possuem datas pré-definidas, mas geralmente acontecem em Janeiro de cada ano. A abertura de uma nova turma será amplamente divulgada na página inicial do site do programa.

 

 
Sou estrangeiro e quero fazer Mestrado/Doutorado neste Programa. O que devo fazer?

Os candidatos estrangeiros (e que residirem no exterior) podem concorrer ao Mestrado/Doutorado de duas formas:

1-) Por meio do INGRESSO VIA PROCESSO SELETIVO. Neste caso, o candidato estrangeiro deverá participar do processo seletivo nos moldes definidos pelo edital, e concorrerá em condições de igualdade com os demais candidatos, tanto para o ingresso, quanto para serem contemplados com possíveis bolsas de estudo fornecidas pelas agências de fomento.

2-) Por meio de INGRESSO DIRETO (sem se submeterem às provas escrita de conhecimentos e de língua estrangeira). Neste caso, o candidato deverá enviar os seguinte documentos para avaliação da coordenação do Programa:

  • Cópia do diploma e histórico da graduação;

  • Cópia dos documentos pessoais;

  • Uma via do projeto de pesquisa;

  • Uma carta solicitando apreciação do Conselho do Programa.

Caso o candidato estrangeiro opte por esta segunda opção (Ingresso Direto), a documentação enviada será analisada pela coordenação do Programa, que contatará o candidato, informando-o se o pedido foi aceito ou rejeitado. Caso aprovado, o ingressante terá que providenciar junto às instâncias competentes de seu país de origem os recursos necessários para sua manutenção, uma vez que não poderá solicitar as bolsas que o programa eventualmente possa oferecer (e que são exclusivas daqueles que optaram pelo ingresso via processo seletivo).

Estrangeiros que residirem no Brasil, ou que tenham aqui feito sua graduação, terão que concorrer via processo seletivo.

bottom of page