2007

Lídia Peixoto

18/12/2007, 14:00, IFCH/Unicamp
Tema de pesquisa: A Política Externa do Primeiro Governo Lula (2003-2006)
Orientador: Shiguenoli Miyamoto (Unicamp)
Banca: Shiguenoli Miyamoto (Unicamp), Andrei Koerner (Unicamp), Paulo César Manduca – UNIP
Resumo: O objetivo da presente dissertação consiste em verificar se as diretrizes propostas pelo governante para a política exterior de seu primeiro mandato foram consolidadas, para, assim, indicar os motivos dos êxitos e revezes da diplomacia petista. As intenções de Lula podem ser associadas às seguintes temáticas: processos de integração regional, instâncias multilaterais e economia internacional, já habituais nas escolhas diplomáticas brasileiras.
No entanto, a grande inovação do governo correspondeu à imagem projetada do Brasil no sistema internacional, de país capaz de exercer liderança, sejam nos foros multilaterais ou regionalmente.

Arquivo para download 

Juan Ballester González

14/12/2007, 14h00min, Sede do Programa
Tema de pesquisa: Espanha, Brasil e México: Atores vértices na dinamização do novo regionalismo euro-latino-americano (1986 -2006)
Orientador: Luis Fernando Ayerbe 
Banca: Luis Fernando Ayerbe; Suzeley Kalil Mathias; Ana Maria Stuart 
Resumo: O espaço Atlântico representa um interesse geoestratégico comum tanto para a União Européia como para a América Latina e Caribe. Nas últimas duas décadas, ambas regiões empreenderam uma dinâmica troca de cooperação e um reforço nos seus processos de integração regional, com o propósito de projetar melhor inserção internacional no atual contexto globalizado.

Em nível estatal e com o objetivo de alcançar uma diversificação de suas políticas externas, os países latino-americanos e europeus foram envolvidos por uma onda de novos regionalismos (MERCOSUL, UNASUL, NAFTA; União Européia), em um processo político-histórico comum de relações inter-regionais.

Três Estados individualmente - México, Brasil e Espanha -, na sua condição de potências médias, compartilham atenção e interesse por quatro grandes sub-regiões geográficas do espaço atlântico (América do Norte, Ibero-america, Cone Sul e Europa), e uma macro-região desenhada (Euro-Latino-América).

O objetivo do trabalho será expôr essas iniciativas principais e seu contínuo desenvolvimento, que abrem rota para uma inserção combinada destes três países - ou inserção interregional para ambas as regiões -, no futuro contexto internacional.

Arquivo para download

Márcio Augusto Scherma

12/12/2007, 9h30min, IFCH/Unicamp

Tema de pesquisa: A atuacao do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil
Orientador: Prof. Dr. Shiguenoli Miyamoto
Banca: Shiguenoli MIyamoto; Reginaldo C. C. Moraes; Janina Onuki
Resumo: Esta dissertação analisa as linhas de atuação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, desde sua criação, em 1959, até o ano de 2006 (final do primeiro governo Lula), tendo como preocupação central detectar uma possível mudança no modo de atuação do BID a partir de fins da década de 80 e início dos anos 90, período de crise na América Latina.

Arquivo para download 

Fabricio Martins

26/11/2007, 09h00min, Sede do Programa
Tema de pesquisa: Ética na guerra: a conduta humanitária em conflitos armados
Orientador: Hector Saint-Pierre
Banca: Hector Saint-Pierre, Suzeley Kalil e Samuel Alves Soares
Resumo: A proposta do trabalho é expor uma série de entendimentos acerca do regime internacional da ética na guerra, mais especificamente da vertente jus in bello. O jus in bello diz respeito às normas e códigos de conduta que devem ser respeitados durante um conflito armado, e é representado principalmente pelas convenções de guerra de Genebra e Haia. Esse modus operandi define como os combatentes devem agir durante os enfrentamentos. Entretanto a própria realidade diária da guerra não se apresenta favorável a qualquer sistema de cooperação (conceito essencial na teoria de regimes) entre os Estados inimigos.
Dessa forma, o trabalho investiga o fenômeno da efetivação do regime da ética na guerra e busca compreender a tomada de decisão dos envolvidos em conflitos armados, fundamentalmente no que concerne à moderação de conduta dos combatentes. Nesse sentido, busca-se compreender a relevância dos fatores morais e da normatização internacional para superar essas barreiras intrínsecas da guerra, como agressividade, postura egoísta e maximização dos ganhos, para propiciar um respeito aos princípios humanitários.

Arquivo para download 

Cristiane Sanches de Souza Corrêa

26/9/2007, 11:00, Unicamp - IFCH
Tema de pesquisa: Os Regimes de Investimento Direto Estrangeiro no brasil: Regulação e Política Externa Nacional
Orientador: Prof Dr. Sebastião Carlos Velasco e Cruz
Banca: Prof. Dr. Andrei Koerner; Prof Dr. Alvaro Gabriel 
Resumo: Este estudo analisa a regulação dos regimes de investimento direito estrangeiro (IDE) no Brasil e o papel exercido pela política externa nacional. Objetiva-se verificar que espécies de medidas de tomada de decisão são capazes de garantir a potencialidade produtiva do investimento direto. A necessidade de atração do capital estrangeiro é surpreendida por conflitos próprios da política econômica adotada pelo Estado Brasileiro, bem como pela distribuição das relações de poder e riqueza no contexto do sistema internacional. A tese também questiona a amplitude da aplicação do Princípio da Não Discriminação, com o intuito de reavaliar o tratamento conferido ao capital estrangeiro ao longo de cada regime de investimento.

Arquivo para download 

Ivan Contente Marques

29/8/2007, 16:00, Unicamp
Tema de pesquisa: Intervenções Humanitárias: aspectos políticos, morais e jurídicos de um debate em (trans)formação
Orientador: Andrei Koerner
Banca: Shiguenoli Miyamoto; Rafael Antônio Duarte Villa
Resumo: Este trabalho se propõe a estudar os debates acerca das intervenções humanitárias e sua relação com os conceitos de legalidade e legitimidade nas relações internacionais. Para isso, partiremos do início desta discussão que ocorreu com a formação e a consolidação dos Estados nacionais e o fortalecimento do princípio da soberania e passaremos pelos impactos causados pela nova ordem jurídica internacional criada pela Organização das Nações Unidas, para traçar a situação do combate às crises humanitárias nos anos 1990 sob a ótica da intervenção. Dessa forma, levantaremos o entendimento atual sobre o tema, demonstrando o dilema entre o dever moral de salvar vidas em risco e o impedimento jurídico de fazê-lo.

Arquivo para download

Carolina Boniatti Pavese

24/8/2007, 14:00, San Tiago Dantas
Tema de pesquisa: A União Econômica e Monetária e a dinâmica da Integração Européia: uma abordagem das Relações Internacionais
Orientador: Tullo Vigevani
Banca: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes e Andréa Ribeiro Hoffmann
Resumo: O Regionalismo é uma caracteristica constante das relações internacionais. Na sua forma atual – o novo regionalismo – a União Européia é o seu maior e mais complexo exemplo. Iniciado há mais de cinco décadas, a integração européia atualmente envolve vinte e sete Estados- membros num “sistema político” que combina elementos supranacionais e intergovernamentais. A criação da União Econômica e Monetária- UEM (1992), representa a sua maior realização. O propósito dessa dissertação possuí dois objetivos: na luz das Relações Internacionais, apresentar o debate atual sobre regionalismo e integração européia, e em segundo, analisar a UEM, abordando sua dimensão histórica, política e teórico.

Arquivo para download 

Daniel Simões Oliveira

20/8/2007, 14:00, IFCH, Unicamp.
Tema de pesquisa: AS REGIÕES GUERRILHEIRAS COLOMBIANAS E SUA RELAÇÃO COM A ECONOMIA E POLÍTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Orientador: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes
Banca: Prof. Reginaldo Nasser; Prof. Rosana Baeninger 
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dos sentidos da atual ordem mundial vigente a partir do estudo da dinâmica conflituosa observada no território colombiano. Nesse sentido, toma como objeto central de sua reflexão a constituição de duas importantes regiões no interior do país, cujos contornos se definem pela presença de atividades econômicas de grande porte mediadas pelos movimentos guerrilheiros que, através do controle da circulação espacial nos espaços em questão, passam a impor uma organização peculiar e funcional aos interesses desses movimentos armados. As duas Regiões em questão, a Cocaleira e a Petrolífera, serão tomadas destarte em suas particularidades internas, para que posteriormente seja pensado o significado destes espaços na lógica do capitalismo contemporâneo, expandido ao nível global.

Arquivo para download

Nicole de Paula Domingos

18/6/2007, 14:30, PUC-SP
Tema de pesquisa: Protocolo de Kyoto: a União Européia na liderança do regime de mudanças climáticas
Orientador: Profª Drª Flávia de Campos Mello
Banca: Reginaldo Mattar Nasser e Jacques Marcovitch
Resumo: Esta pesquisa analisa os fatores que levaram a União Européia a adotar uma estratégia de liderança nas negociações multilaterais sobre mudanças climáticas, principalmente após a recusa dos Estados Unidos em ratificar o Protocolo de Kyoto no ano de 2001. O trabalho aponta que o posicionamento da UE, aparentemente paradoxal, deve ser compreendido a partir de duas dimensões centrais. A primeira discute o cenário econômico-energético do bloco e sugere que esta postura pró-Kyoto sofre influencia não só do aprofundamento da integração economica, mas tambem da necessidade de garantir segurança energética no continente europeu. A segunda dimensão se utiliza de debates sobre política internacional para mostrar que esta estratégia pode ser interpretada como forma de consolidar a capacidade de atuação internacional dos europeus enquanto bloco. Em particular, deve-se destacar que a liderança da UE tem se consolidado especialmente em áreas onde os norte-americanos tem se desengajado progressivamente.

Arquivo para download 

Maíra Junqueira Neves

4/6/2007, 14:30, PUC-SP
Tema de pesquisa: A Participação Internacional das Organizações Não Governamentais por meio de Redes Sociais
Orientador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Wanderley
Resumo: Esta pesquisa examina a participação internacional, por meio de redes sociais, de setores da sociedade civil. Vista a grande amplitude de atores dentro desse conjunto, foi escolhido como objeto de pesquisa, em particular, as Organizações Não Governamentais - ONGs. Para tanto, restava, como meta, selecionar um protagonista do caso brasileiro, que pudesse exemplificar as potencialidades desse meio de ação, sendo escolhida, para tanto, a Rebrip – Rede Brasileira pela Integração dos Povos. Para a obtenção das informações necessárias para o estudo pretendido, foi realizada a análise de documentos da rede e entrevistas com alguns de seus membros representativos, ou seja, aqueles que pudessem falar com propriedade sobre a rede e as ONGs. No decorrer do texto foi mostrado como as redes sociais atuam e qual a importância delas para as ONGs e vice-versa.

Arquivo para download 

André de Almeida Chaves

23/5/2007, 14:30, sede do Programa
Tema de pesquisa: O Brasil e a Política Estratégica dos Estados Unidos
Orientador: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo traçar uma linha evolutiva no tratamento do Brasil pelos Estados Unidos na formulação de sua política estratégica hemisférica no período compreendido pelos governos Ronald Reagan(1981-9) e George H. Bush (1989-92), que assumiram a Casa Branca nos momentos finais da Guerra Fria, marcados pela queda do Muro de Berlim (1989) e pela dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1991) e no período imediatamente posterior.

Arquivo para download

Leandro Nogueira Monteiro

19/4/2007, 15:00, PUC-SP
Tema de pesquisa: O Conceito de Estado Fracassado nas Relações Internacionais: Origens, Definições e Implicações Teóri
Orientador: Prof.ª Dr.ª Flavia de Campos Mello.
Banca: Rafael Duarte Villa (USP); Reginaldo Nasser (PUC)

Arquivo para download

Patrícia Mara Cabral de Vasconcellos

4/4/2007, , UNICAMP
Tema de pesquisa: Segurança nas Américas: A difícil construção de um consenso sobre a Segurança Hemisférica
Orientador: Prof. Dr. Shiguenoli Miyamoto
Banca: Cristina Soreanu Pecequilo e Luis Fernando Ayerbe

Arquivo para download 

Carlos Gustavo Poggio Teixeira

29/3/2007, 14:00, PUC-SP
Tema de pesquisa: O Pensamento Neoconservador em Política Externa nos Estados Unidos
Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Mattar Nasser
Banca: Flávia de Campos Mello e João Pontes Nogueira

Arquivo para download​

LOCALIZAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

UNESP - UNICAMP - PUC-SP
Praça da Sé, 108 - 3º Andar - Sé - São Paulo - SP - CEP: 01001-900
Telefone: (11) 3116-1770 / (11) 3116-1780 

E-mail: relinter@unesp.br

© 2020 San Tiago Dantas