top of page

2023 Mestrado

Murilo Motta - Mestrado
09/02/2023 - 14h00

Tema de pesquisa: Olhos da Pátria: o emprego de aeronaves remotamente pilotadas pela Força Aérea Brasileira.

Orientador: Eduardo Barros Mariutti

Banca: Leda Maria Caira Gitahy e Carlos Eduardo Valle Rosa

Resumo: O emprego de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) permite prolongar o tempo de permanência em voo e de coleta de dados sobre potenciais alvos, enquanto preserva a integridade física de seus operadores. No Brasil, as principais justificativas para a importação de ARP foram seus menores custos e sua maior versatilidade em relação a aeronaves tradicionais, de modo que poderiam ser empregadas tanto para fins militares, quanto em operações de segurança pública. O objetivo desta pesquisa é expor, de modo sistemático, abrangente e profundo, a incorporação e o emprego de ARP pela Força Aérea Brasileira (FAB). Para tanto, exploro principalmente os documentos de defesa do Brasil, documentos oficiais da FAB e notícias veiculadas em seu site oficial. Os resultados indicam que essas ARP foram originalmente incorporadas para integrar a Aviação de Reconhecimento e são empregadas
como plataformas de coleta de dados para identificar alvos e apoiar a tomada de decisões em exercícios militares, em operações na faixa de fronteira e em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Argumento que o emprego de ARP pela FAB é um exemplo do processo de convergência das funções militares e policiais que tem pautado a reorganização institucional de diversos Estados no século XXI, porque elas são tecnologias militares de vigilância adquiridas para coletar e fornecer dados para o Sistema de Inteligência das Forças Armadas, mas que são crescentemente empregadas em operações de segurança pública, dentro das fronteiras nacionais.

Arquivo para download​ 

 
Giovana Oliveira Santos - Mestrado
06/03/2023 - 15h00

Tema de pesquisa: O FMI ainda é aquele? Uma análise das condicionalidades pós-2008.

Orientador: Alex Wilhans Antonio Palludeto

Banca: Saulo Cabello Abouchedid e Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho

Resumo: O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização multilateral fundada na Conferência de Bretton Woods (1944) cuja principal função é auxiliar na coordenação do sistema econômico mundial, em particular por meio de empréstimos externos e
conselho político. O fundo apresentou importante atuação internacional, sobretudo a partir do período da crise da dívida externa latino-americana ao longo da década de 1980, quando realizou empréstimos aos países endividados externamente. Para a aprovação dos empréstimos foi exigida a adoção de um amplo conjunto de reformas econômicas liberalizantes: as chamadas condicionalidades. Essas, por sua vez, conduziram à reestruturação das economias endividadas, de modo a promover maior integração comercial e, principalmente, financeira dessas economias ao sistema econômico internacional. A partir da crise financeira global (2007-2008), a organização novamente foi destaque no cenário internacional. Nesse período, o FMI realizou vários novos empréstimos e apresentou uma retórica que sinalizava para uma conduta distinta em relação à sua orientação no passado. De fato, parte da literatura sobre o tema encontra evidências de que a organização reduziu o escopo das condicionalidades, apresentou novos programas de empréstimos e realizou reformas em sua estrutura interna, o que poderia sinalizar uma reorientação da conduta do fundo. Entretanto, outros autores destacam que essas mudanças foram sobretudo tentativas de dar uma nova roupagem à organização, sem que mudanças substantivas em sua orientação fossem promovidas. Nesse cenário, a finalidade desta pesquisa é compreender o papel e o escopo da atuação do FMI pós-2008 a partir do exame dos empréstimos concedidos a quatro países latino-americanos: Argentina, Colômbia, El Salvador e México.

Arquivo para download​ 

Giovana Dias Branco - Mestrado
10/03/2023 - 14h30

Tema de pesquisa: As relações Rússia-Ocidente: projeção internacional e autoimagem segundo o Clube Valdai e Vladimir Putin.

Orientador: Luís Alexandre Fuccille

Banca: Samuel Alves Soares e Daniela Vieira Secches

Resumo: Este trabalho pretende compreender como, desde o retorno de Vladimir Putin à presidência em 2012, o Estado russo passou por uma reconstrução de identidade em termos de sua autoimagem e sua projeção internacional. Apesar de não ser um momento de ruptura com o período anterior, o ano indicado pode ser compreendido como um marco nas relações com os países ocidentais na medida em que a Era Putin se torna mais nacionalista e conservadora, o que pode ser observado por meio de uma política externa mais incisiva. Partindo de uma definição de identidade que considera tanto a projeção internacional quanto a autopercepção como elementos basilares para a formação do Eu Estatal, procuramos observar como tais elementos se comportaram no período de 2012 a 2020. Para tanto, analisamos o Clube Valdai de Discussão Internacional como um ator responsável por projetar os interesses e as visões de mundo da Rússia entre seus pares no sistema internacional – sobretudo entre a classe acadêmica – e Vladimir Putin como o principal formulador da autoimagem do Kremlin enquanto uma grande potência. Entretanto, a identidade é sempre construída de forma relacional entre os atores e, com isso, torna-se igualmente dependente das percepções do Outro sobre o Eu que se pretende projetar. Considerando o dilema histórico vivido pela Rússia em relação ao Ocidente, variando entre momentos de maior mimetização dos costumes, valores e instituições, e momentos de afirmação da soberania e da cultura russas, optamos por concentrar a presente análise da identidade russa em relação ao bloco abstrato que denominamos Ocidente.

Arquivo para download​ 

Maurício José Caires Doro - Mestrado
10/03/2023 - 10h00

Tema de pesquisa: A construção da Ferrovia Bioceânica Sul-Americana: os investimentos chineses em infraestrutura no Brasil ,de 2011 a 2020.

Orientador: Cristina Soreanu Pecequilo

Banca: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho e Raphael Padula

Resumo: A retomada das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China datam de 1974 em um momento marcado pela abertura diplomática da China para o resto do mundo e uma política externa desenvolvida por Ernesto Geisel e Azeredo da Silveira com pretensões universalistas e com perspectivas opostas ao conflito Leste-Oeste dentro de uma lógica de afirmação do Sul em desenvolvimento em relação ao Norte desenvolvido. Esse foi o momento de aproximação entre os dois países e que se aprofundou posteriormente com o passar do tempo. No século 21, já em uma relação bilateral consolidada, Brasil e China se firmaram como potências emergentes ao lado de Rússia, Índia e África do Sul e, no contexto da política externa Ativa e Altiva, tal relação forneceu novos mecanismos de aprofundamento, notadamente a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação. Diante dessa lógica, já no final do governo Lula da Silva, a República Popular da China se firmou como principal parceiro comercial do Brasil, em um claro sinal de constante aproximação entre os dois países. Tal cenário favoreceu a assinatura de tratados bilaterais e o lançamento da parceria estratégica global. Apesar dessas condições favoráveis, a concentração da pauta de exportação brasileira para o país asiático, assim como a perda de espaço pelo Brasil para a China na região apontam para a necessidade do pragmatismo na análise de tal relacionamento. Tendo isso em mente, o presente projeto de pesquisa busca compreender como a ferrovia bioceânica insere-se nesse contexto: como uma aproximação entre duas potências em desenvolvimento ou um mecanismo de manutenção da pauta agroexportadora do Brasil para a RPC. Para essa análise, enquanto instrumento teórico, a pesquisa se utiliza dos estudos da Economia Política Internacional, notadamente a teoria do poder estrutural de Susan Strange bem como o conceito de geoeconomia para avaliar as condições e os interesses envolvidos nesse projeto..

Arquivo para download​ 

Michele Cristina Vasques Bertoloni - Mestrado

21/03/2023 - 16h00

Tema de pesquisa: O Brasil e o Acordo da União Europeia-Mercosul: políticas de conteúdo regional e cadeias produtivas regionais e globais.

Orientador: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho

Banca: Tatiana Massaroli de Melo e Giuliano Contento de Oliveira

Resumo: O texto analisa o acordo firmado entre MERCOSUL e a União Europeia, com enfoque nos possíveis reflexos do acordo na economia brasileira resultando na integração do Brasil em cadeias de valor. A análise tem como ponto de partida o histórico de integração do MERCOSUL e da União Europeia abordando o conceito de cadeias de valor e sua relação com as políticas de conteúdo regional negociadas nos acordos comerciais que o Brasil é parte. O objetivo é avaliar como as regras de origem negociadas nos acordos comerciais podem fomentar o acesso preferencial aos mercados e, consequentemente, alavancar a inserção internacional do Brasil em cadeias de valor. A metodologia, de caráter exploratório, foi desenvolvida com a análise de documentos e revisão da bibliografia sobre o tema. Nesse sentido, a validação dos argumentos será composta pela análise do texto negociado entre MERCOSUL e União Europeia.

Arquivo para download​ 

Marina Biagioni Marquezi - Mestrado

18/04/2023 - 10h00

Tema de pesquisa: Governança da segurança, ordem social e segurança privada em perspectiva internacional: uma análise do Central City Improvement District da Cidade do Cabo.

Orientador: Paulo José dos Reis Pereira

Banca: Tomaz Oliveira Paoliello e Samuel Alves Soares

Resumo: A governança global da segurança passou por alterações significativas nos últimos tempos. Atualmente, o campo da segurança tem se mostrado altamente pluralizado, sendo a segurança não só desempenhada como também gerida por diferentes provedores inseridos em complexas redes de interação. Nesse cenário, destaca-se o expressivo crescimento do setor privado de segurança comercial. Hoje empresas privadas de segurança (PSCs) e outros atores se tornaram uma parte onipresente da vida cotidiana, haja vista que pelo menos metade da população mundial vive em países onde há mais funcionários de segurança privada do que policiais. Diversas dinâmicas interconectadas, que envolvem, por exemplo, a difusão de modos de gestão neoliberal, a comodificação da segurança e a propagação de mentalidades de risco, resultaram nesse cenário de pluralização da governança da segurança e expansão da segurança privada. Tais processos inclusive contribuíram para alterar a forma de se pensar e agir a respeito da segurança, levando ao surgimento de novos núcleos de autoridade e gestão simultaneamente públicos, privados, locais e globais em matéria de recursos, discursos, tecnologias e atores. Esses núcleos se traduziram, na prática, em novas configurações de policiamento, pelas quais a ordenação da segurança é realizada a partir de definições específicas de ordem, conduta e comunidade. Importante para a presente pesquisa é compreender o papel da segurança privada em meio a esses esquemas de policiamento, os quais ganharam bastante relevância tanto no âmbito local quanto internacional, e qual é o ideal de segurança e ordem que esses serviços ajudam a reforçar. Toma-se por base o caso do Central City Improvement District (CCID) da Cidade do Cabo como forma de compreender o papel que a segurança privada desempenha. O projeto dos Improvement Districts, que se tornou uma referência global adotada em diferentes lugares, foi empregado no contexto capetoniano visando garantir objetivos de ordenamento social, desenvolvimento econômico e revitalização urbana. Argumenta-se que, a partir dessas iniciativas, a segurança privada atua para manter e reforçar distanciamentos, desigualdades e noções de ordem excludentes que, por sua vez, alimentam racionalidades que contribuem ainda mais para ampliar a demanda por seus serviços. Essa lógica é entendida como um padrão de atuação das PSCs ao redor do mundo, mas é válido considerar também como isso se traduz a partir da associação com dinâmicas locais específicas e produz novos modos de governo que se difundem globalmente.

Arquivo para download​ 

Maitê Pereira Lamesa - Mestrado

20/06/2023 - 14h00

Tema de pesquisa: As diretrizes da União Europeia para financiamento de entidades israelenses: as medidas de diferenciação, política externa da União Europeia e necessidade legal. 

Orientador: Andrei Koerner

Banca: Reginaldo Mattar Nasser e Pedro Henrique Ramos Prado Vasques. 

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar o processo de emissão das “Diretrizes sobre a elegibilidade de entidades israelenses e suas atividades nos territórios ocupados por Israel desde junho de 1967, para a concessão de subvenções, prêmios e instrumentos financeiros pela União Europeia a partir de 2014” (diretrizes para financiamentos) pela Comissão Europeia, valendo-se da metodologia de estudo de caso, com o foco nos aspectos qualitativos que permitem um adensamento de informações sobre o assunto para trazer luz às questões específicas ocorridas durante o processo desde a concepção do documento, até sua efetiva aprovação pela UE e aplicação. Como premissas deste estudo, têm-se (1) a política externa e os compromissos assumidos pela UE no sentido de não reconhecer a extensão territorial de Israel para além das fronteiras pré-1967, em consonância com as normas do Direito Internacional; (2) a decisão da UE de agir com consistência política e jurídica, a fim de aplicar corretamente sua legislação interna e as previsões contratuais de acordos já celebrados; e (3) a exclusão expressa dos territórios ocupados em 1967 dos acordos bilaterais firmados pela UE com Israel. Essas premissas permitem a compreensão adequada dos contextos mediatos e imediatos das diretrizes da UE, basicamente como um processo político cujos atores e instituições aderiram à necessidade de aplicação de normas jurídicas que anteriormente estavam sendo negligenciadas ou observadas de forma deficiente. Assim, a hipótese principal do trabalho é a de que é impossível compreender o processo de emissão das diretrizes para financiamentos sem entender a mútua relação entre normas, técnicas e instrumentos jurídicos e a política externa da UE, sustentando-se que as diretrizes foram emitidas a partir de decisões políticas amparadas na necessidade de aplicação de normas jurídicas internas, utilizando-se de ferramentas específicas como o passive enforcement ou “aplicação passiva” e o argumento da necessidade legal. Como contextualização, esta pesquisa discute as normas internacionais relativas à ocupação, a ocupação israelense sob a perspectiva da comunidade internacional, e questões relativas à política externa da UE. A pesquisa ampara-se em bibliografia especializada composta por livros, artigos científicos, documentos oficiais da UE, artigos jornalísticos e entrevistas. A conclusão dessa dissertação é de que o processo de emissão das diretrizes foi marcado pela mútua relação entre decisões políticas e elementos jurídicos, sendo que essa relação é determinante para a existência do documento. Não é possível, portanto, dissociá-los e/ou tratá-los como compartimentos separados. Eles formam um complexo emaranhado que determinam ações diversas conduzidas pelos políticos, agentes e órgãos institucionais da UE. 
Arquivo para download​ 

Natália Barbieri Antunes - Mestrado

23/06/2023 - 15h00

Tema de pesquisa: A construção do inimigo: uma análise da imagem negativa do imigrante mulçumano na Europa.

Orientador: Sérgio Luiz Cruz Aguilar 

Banca: Mariana Moron Saes Braga e Samuel Alves Soares 

Resumo: O presente estudo analisa a construção de uma imagem negativa de migrantes muçulmanos na Europa, especialmente relacionada a crise migratória da segunda década do século XXI a partir de um quadro conceitual teórico. Utilizamos a teoria da securitização da Escola de Copenhague e de autores que a abordaram posteriormente de maneira crítica, bem como obras que trabalham a construção de imagem negativa de migrantes mulçumanos. Analisamos a possível relação construída desses estrangeiros com conotações negativas geralmente associadas a eles como o terrorismo e o crime organizado na Europa. As ideias apresentadas pelos autores e obras dessas abordagens serviram para a criação de um modelo analítico aplicado à pesquisa. Os métodos utilizados foram o da análise de conteúdo e discurso, que foram aplicados em duas fases diferentes a fim de criar uma triangulação. De modo geral, a pesquisa é qualitativa e as fontes foram especialmente o site da EUR-Lex, e discursos de políticos europeus da extrema direta encontrados na plataforma do Youtube. A Teoria da Securitização e suas abordagens alternativas fornecem ferramentas para explicar como as migrações na Europa na última década, que configuraram uma crise, geraram um processo de securitização que alimentou discriminações, xenofobia e, em alguns locais, até a violação dos Direitos Humanos em relação aos imigrantes. Por fim, foram apresentadas sugestões que podem reverter esse cenário negativista em relação aos imigrantes mulçumanos na Europa. 

Arquivo para download​ 

Álvaro Anis Amyuni - Mestrado

19/07/2023 - 09h00

Tema de pesquisa: O terrorismo de extrema-direita como ameaça na agenda de segurança ocidental no Século XXI: articulação ideológica, estrutura transnacional e representações estatais do inimigo.

Orientador: Héctor Luis Saint Pierre

Banca: Samuel Alves Soares e David Almstadter Magalhães

Resumo: O terrorismo de extrema-direita é um fenômeno que tem se destacado desde a década de 2010 pela sua ocorrência virulenta nas democracias ocidentais e por sua crescente transnacionalização. Em particular, países como Noruega, Estados Unidos e Nova Zelândia foram palcos de grandes atentados terroristas de tal inspiração ideológica. Ao contrário de grupos e campanhas terroristas vistas no passado, a extrema-direita organiza-se de maneira difusa e desconcentrada, sem uma cadeia de subordinação clara. Na ponta do processo de fabricação da violência por este campo político, encontram-se os “lobos solitários”, indivíduos radicalizados por ideologias de extrema-direita tais como o fascismo, o nazismo, a supremacia branca e o ultranacionalismo. Apesar das ações terroristas acontecerem localmente, a extrema-direita possui uma intensa dinâmica transnacional manifestada pelo fluxo de informações e conteúdo ideológico no âmbito digital. O terrorismo enquanto um fenômeno psicológico e político demanda a compreensão da dialética de sua ocorrência objetiva com as representações discursivas subjetivas do Estado que efetivamente o enquadra como uma ameaça a ser combatida. Em nível internacional, essas representações importam para a construção de agendas de cooperação contra uma ameaça compartilhada. As características inerentes à organização e atuação da extrema-direita e o comportamento estatal frente ao fenômeno terrorista induzem a investigação deste fenômeno à luz não só da produção de violência
objetiva, mas do que os Estados fazem dela. Assim, a agenda de segurança ocidental e global ainda não se voltou completamente para a questão. A implantação de normas e dispositivos contraterroristas internacionais frente a grupos de extrema-direita se mostra
muito incipiente. Dessa forma, faz-se necessário a pesquisa das razões dessa não-evolução de agenda a partir da análise de discurso aplicada aos casos dos três países supracitados.

Arquivo para download​ 

Beatriz Vieira Rauber - Mestrado

23/08/2023 - 09h00

Tema de pesquisa: A relação entre investimento econômico e investimento em segurança da China nos países da Ásia Central.

Orientador: Héctor Luis Saint Pierre

Banca: Marcos Cordeiro Pires e Luis Antonio Paulino

Resumo: A presente dissertação tem como intenção estudar a cooperação entre China e os países não-nucleares da OCX (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão) nos quesitos econômicos e securitários. Tem-se como objetivo analisar os aspectos da cooperação em segurança e defesa, em matéria de exercícios militares, vendas de armas, e medidas anti-terroristas para identificar se a variação nesses investimentos em defesa e segurança da China nos países da OCX coincidem com a variação dos investimentos econômicos nesses mesmos países no âmbito do BRI, no decorrer do governo Xi Jinping. Para isso buscou-se em uma primeira instância apresentar o processo histórico da China, a fim de entender o momento atual sob a liderança de Xi, abordar a ascensão do país mediante as análises de teorias de RI e compreender a relação histórica entre a China e os países da Ásia Central. Após identificar estes elementos, utilizou-se de diferentes bancos de dados para levantar as principais variáveis macroeconômicas que definem essa interação, como FDI, Balança de Pagamentos e os principais investimentos realizados nos últimos anos. Por fim, foi
levantado e quantificado os principais pontos de cooperação entre China e Ásia Central em matéria de segurança, sendo esses a diplomacia militar, a venda de armamentos, o ensino militar e a presença de empresas privadas de segurança. Além dos levantamentos de dados, o texto busca destacar a importância de duas instituições multilaterais, a BRI e a OCX, através de uma breve análise sobre ambas. Foi possível observar que os investimentos econômicos tiveram uma variação que corresponde aos processos econômicos globais, mas com uma tendência de crescimento, especialmente depois de 2013. No que tange à segurança, foi possível notar a tendência de duplicação nas interações da China com os países da região e uma crescente presença chinesa nos países da Ásia Central. Conclui-se que a diplomacia de Xi Jinping marca uma nova fase para a China com a ampliação de investimentos não apenas econômicos, mas também uma intensificação da presença securitária nos seus vizinhos, demonstrando a seriedade chinesa em proteger seus interesses e cidadãos no exterior.

Arquivo para download​ 

Milton Santiago Gonzalez Brizo - Mestrado

23/08/2023 - 11h00

Tema de pesquisa: Cuba, sus múltiples monedas y la historia del CUC.

Orientador: Suzeley Kalil Mathias

Co-orientador: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho

Banca: Milagro Mengana Castañeda e Ramón Vicente Garcia Fernandez

Resumo: Esta pesquisa estuda a história da moeda cubana livremente conversível, o peso conversível, conhecido como CUC, sigla que vem do inglês Moeda Universal Cubana. O CUC circulou ao mesmo tempo que o CUP, ou Peso Cubano. O objetivo principal é a descrição do processo de criação do sistema monetário cubano, o processo de crise que levou à sua criação, como funcionou e como foi o seu desfecho até hoje. A formalização da dualidade monetária foi anunciada em Julho de 1993, no contexto da crise económica desencadeada pela queda da União Soviética, a URSS. O objetivo era adquirir moedas estrangeiras resgatáveis no mercado internacional e acessar o fluxo de caixa de moedas estrangeiras no mercado interno, onde a circulação e posse de moedas estrangeiras eram ilegais. A vida do CUC foi de 26 anos. Em dezembro de 2020, foi tornado público o que muitos especialistas propunham há anos, que era a unificação monetária. O desenvolvimento desta pesquisa enfrentou duas dificuldades específicas. Um deles é o reduzido número de trabalhos académicos baseados em pesquisas rigorosas realizadas na ilha, devido às conhecidas restrições derivadas do regime político específico do país. Diante deste problema, foram utilizados diferentes métodos para coletar as informações necessárias, sendo o principal deles entrevistas com pessoas que viveram o processo de criação do peso conversível cubano, além de utilizar bibliografia de diversos autores cubanos dentro e fora da ilha. A outra dificuldade específica reside nas peculiaridades das estatísticas oficiais cubanas. Um dos objetivos secundários da pesquisa é também avaliar a qualidade da informação e as possibilidades de seu uso acadêmico.

Arquivo para download​ 

Beatrice Daudt Bandeira - Mestrado

25/08/2023 - 13h00

Tema de pesquisa: Ação humanitária e paz liberal: a atuação da Oxfam no Afeganistão.

Orientador: Samuel Alves Soares

Banca: Daniela Rute dos Santos Nascimento e William Torres Laureano da Rosa 

Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as implicações da perspectiva da paz liberal na atuação da Oxfam no Afeganistão. O estudo busca compreender como a organização, apesar de não possuir um papel direto na resolução de conflitos e manutenção da paz no país, acaba reproduzindo valores e objetivos originalmente ocidentais. Para isso, foram identificados os principais aspectos da segurança e da perspectiva de paz liberal com base em revisão da literatura dos Estudos Críticos de Segurança Internacional (ECSI), considerando também o paradigma do novo humanitarismo pós-Guerra Fria. Dentro desse contexto, a pesquisa explora as complexidades de setores específicos, como a expansão do conceito de segurança, abrangendo a proteção do indivíduo, o desenvolvimento social e direitos humanos, bem como a intersecção entre objetivos humanitários, de desenvolvimento e para a resolução e prevenção de conflitos. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, concentrando-se no estudo de caso da Oxfam. A técnica de investigação é baseada no estudo bibliográfico de artigos científicos e livros. Também foi feita uma análise de conteúdo de documentos provenientes de duas bases de dados, ReliefWeb e Oxfam Digital Repository, estabelecidas comunicações diretas por e-mail com representantes da organização, e investigados os dados disponíveis na Plataforma Atlas – Oxfam Project Browser, que compõem o quadro analítico.

Arquivo para download​ 

Guilherme de Paiva Morais - Mestrado

01/09/2023 - 09h30

Tema de pesquisa: Empresariado e Política Externa Brasileira: a Confederação Nacional da Indústria e o processo de acessão do Brasil à OCDE.

Orientador: Flávia de Campos Mello

Banca: Lucas da Silva Tasqueto e Cristina Soreanu Pecequilo

Resumo: O ingresso do Brasil na OCDE tornou-se, desde o pedido oficial de ingresso anunciado pelo governo de Michel Temer em 2017, prioridade da agenda internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a qual passou a atuar como um dos principais sustentáculos à negociação para o alcance de tal objetivo. A CNI passou a incluir o ingresso do país na OCDE em sua pauta prioritária, empreendendo esforços tanto na articulação interna com outros atores empresariais e políticos, quanto na articulação externa com suas congêneres, para garantir o apoio necessário para o avanço da agenda doméstica e internacionalmente. Diante disso, propõe-se, através da análise qualitativa de bibliografias, documentos oficias, pronunciamentos, entrevistas e reportagens, explorar e compreender, em sua dinâmica, a conformação de interesses da Confederação Nacional da Indústria em relação à política externa brasileira a partir de 2014, tomando como base a agenda internacional da indústria e sua priorização das negociações para a entrada do Brasil como membro pleno da OCDE, a qual expressa a evolução das posições da CNI e reflete suas redefinições no sentido da agenda liberal. Defende-se, portanto, que, desde 2016, o principal objetivo da Confederação Nacional da Indústria tem sido reestruturar o país e suas instituições através de instrumentos de governança internacional e das demandas liberais promovidas pelos países desenvolvidos, aderindo a padrões, sistemas e comportamentos identificados como sendo de interesse do empresariado industrial nacional. Logo, o ingresso na OCDE seria a principal estratégia da instituição para reformas domésticas através de um lock-in entre os padrões da organização e a legislação brasileira.

Arquivo para download​ 

Guilherme Paul Berdu - Mestrado

06/09/2023 - 14h30

Tema de pesquisa: Disputas hegemônicas, imperialismo e intervenções no Século XXI: as eleições presidenciais na Bolívia em 2019 e a atuação da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Orientador: Suzeley Kalil

Banca: Loreta Telleria Escobar e Matheus de Oliveira Pereira

Resumo: O objetivo neste trabalho é apresentar de que forma as disputas hegemônicas se manifestam no século XXI, e as diferentes táticas utilizadas para intervir na região latino-americana no interior de uma mesma estratégia: ampliar a hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) na América Latina. Enfatizaremos sobretudo as táticas de intervenção que promovam desestabilização e rupturas de regimes, tendo como exemplo a ser estudado as eleições presidenciais bolivianas em 2019. Na ocasião, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um relatório indicando dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral, e mesmo com o comprometimento do presidente reeleito, Evo Morales, em realizar um novo pleito, as Forças Armadas, após distúrbios urbanos violentos, sugeriram que o presidente renunciasse ao cargo. Para tal, como método, realizamos um levantamento histórico, uma revisão teórica-conceitual, análise documental, e compilamos uma hemeroteca para apresentar as eleições presidenciais da Bolívia em 2019. Para compreender o papel exercido pela OEA, selecionamos o informe preliminar, divulgado no dia 23 de outubro de 2019, e o informe final de análise de integridade eleitoral, divulgado em 4 dezembro do mesmo ano. O trabalho apresenta o amplo leque de táticas à disposição do centro global em sua disputa pela hegemonia, revisa as eleições presidenciais bolivianas e a trajetória de Morales até o pleito de 2019, e conclui com a descrição das táticas de intervenção presentes no impedimento da posse do presidente reeleito, no qual destacam-se o papel da OEA, das FA e das elites locais.

Arquivo para download​ 

 

Li Yuqi- Mestrado

29/09/2023 - 09h00

Tema de pesquisa: Análise dos investimentos chineses no Brasil a partir das oportunidades criadas pelos planos "Made in China" e "Internet Plus".

Orientador: Marcos Cordeiro Pires

Banca: Luís Antonio Paulino e Mauri da Silva

Resumo: O trabalho presente tem por objetivo fazer uma análise a respeito dos investimentos chineses no Brasil tendo como base as oportunidades criadas pelos planos “Made in China 2025” e “Internet Plus/Internet +”. Para esse fim, a pesquisa está organizada em três seções. Primeiro, fez-se uma discussão sobre a ascensão da China nas cadeias globais de valor e a internacionalização das empresas chinesas: Going global, analisando a predominância dos produtos chineses de alto valor agregado no Brasil. Com base nisso, analisa-se os projetos “Made in China 2025” e “Internet Plus/Internet +”, investimento estrangeiro direto chinês no Brasil e a internacionalização de empresas chinesas de alta tecnologia, bem como influência do governo Bolsonaro nos investimentos chineses no Brasil. Por último, analisou-se a experiência de empresas chinesas no Brasil, como a BYD, Chery, Alibaba, Huawei. Ainda, foi enfatizado o aspecto geopolítico da influência dos investimentos chineses de alta tecnologia no Brasil. Concluiu-se que, no contexto da Quarta Revolução Industrial, a China e o Brasil, duas economias emergentes, podem aproveitar as oportunidades de relação econômica e comercial criadas pelos planos “Made in China 2025” e “Internet Plus/Internet +”, enfrentar com os desafios juntos, fortalecer seu setor de manufatura e aumentar, assim, sua capacidade industrial, justificando também uma tendência inevitável do estabelecimento e aprofundamento da parceria China-Brasil e uma perspectiva de que as relações China-Brasil recebam maior relevância e se tornem uma referência de relações dos países em desenvolvimento no futuro..

Arquivo para download​ 

Anna Paula Ramos - Mestrado

06/10/2023 - 13h00

Tema de pesquisa: Entre caravanear e acampar: um olhar crítico sobre o êxodo centro-americano contemporâneo.

Orientador: Claudia Alvarenga Marconi

Banca: William Laureano Torres Laureano da Rosa e Carolina Moulin Aguiar

Resumo: A presente pesquisa pretende, de modo geral, construir um olhar crítico sobre o êxodo centro-americano contemporâneo, ao ponderar a interação entre as práticas das caravanas migratórias e dos acampamentos informais erguidos nas cidades no norte do México, a partir do entendimento de que os imigrantes se empregam dos métodos de  trânsito do corpo coletivo e visível e corpo individual e invisível, com as suas respectivas estratégias, para se locomoverem. Para tal, é proposto um diálogo entre a discussão teórico-conceitual dos Estudos Críticos das Migrações com a paisagem empírica do corredor migratório América Central - México - Estados Unidos, de maneira a compreender o imigrante como agente ativo dessa dinâmica de atravessamento, em paralelo às ações dos Estados para exauri-los. Essa interação foi materializada em três dimensões centrais: (i) na compreensão das fases da migração centro-americanas anteriores às caravanas migratórias e aos acampamentos informais; (ii) no delineamento das políticas migratórias estadunidenses e mexicanas, em especial as formuladas e concretizadas durante o governo de Donald Trump; e, por fim, (iii) na caracterização do duplo emprego dos métodos do corpo coletivo e visível e do corpo individual e invisível pelos centro-americanos, no momento de ingresso tanto nas caravanas migratórias quanto nos acampamentos informais. Constatou-se, assim, ser fundamental uma ampliação nos estudos sobre o êxodo centro-americano contemporâneo em dois sentidos: numa reflexão sobre o viés da imobilidade com os acampamentos informais e numa abordagem como essas duas práticas migratórias – as caravanas e os acampamentos – tidas coletivas são também concretizadas na esfera individual do cotidiano do migrar da América Central pelo México.

Arquivo para download​ 

bottom of page